atendimento (11) 3238-1777
whatsapp (11) 93800-3674

Devido à grande quantidade de fatores burocráticos que empreendedores enfrentam para conseguir comercializar seus produtos ou serviços, etapas importantes como o registro da marca ou produto, acabam se tornando etapas posteriores do negócio, mas bem como nós sabemos, essa etapa acaba se eternizando e os problemas surgem antes mesmo que alguma coisa seja feita.

Para evitar esses futuros problemas, a INPROMM trouxe neste artigo, as principais dicas para deixar a sua empresa 100% segura dos plágios, assim ninguém irá copiar suas ideias, produtos ou marca.

 

1 – Consulte:
Umas das principais etapas para que o processo de registro se inicie, está na consulta feita através do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), pesquisando pelo site é possível descobrir se já existe alguma marca ou produto com o mesmo nome da que pretende registrar. A prioridade do registro sempre será da empresa que solicitou primeiro.

2 – Defina o setor da sua marca:
Nesta etapa a empresa solicitante consegue selecionar o setor correto de atuação, mas é importante lembrar que uma mesma marca pode ser registrada em diferentes setores de atividades.

3 – Conheça apresentação da marca:
É importante que o titular entenda muito bem sobre sua marca para dar entrada no pedido, assim será selecionado corretamente o perfil que a marca se encaixa. Neste processo vale lembrar que o INPI disponibiliza regras para o tipo de marca que sua empresa se encaixa.

Essas regras são:
– Nominativa: é aquela formada por palavras, neologismos e combinações de letras e números.  
– Figurativa: constituída por desenho, imagem, ideograma, forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo, e palavras compostas por letras de alfabetos como hebraico, cirílico, árabe, etc.

– Mista: combina imagem e palavra.
– Tridimensional: pode ser considerada marca tridimensional a forma de um produto, quando é capaz de distingui-lo de outros produtos semelhantes.
 

4 – Defina a classificação da marca:
Nesta etapa o titular precisa fazer a classificação da marca dizendo se ela é um produto. serviço ou marca.

5 – Atente-se às taxas:
Para iniciar o processo de registro da marca, é necessário efetuar o pagamento inicial na entrada do pedido e a outra quando receber o registro, que é válido para o período de 10 anos.

Esperamos ter ajudado com as principais orientações para abertura do registro da marca, caso tenha alguma dúvida ou queira entrar em contato para darmos sequência utilizando nossa expertise, registe sua marca hoje mesmo e garanta a propriedade intelectual. 

Compartilhe:


CNPJ: 00.013.150/0001-30 | INPROMM - Propriedade Industrial e Intelectual ® Desenvolvido por: Innovar - Agência Digital