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1-Plano de negócio
O plano de negócios é uma ferramenta de gestão que funciona como um guia para planejar um empreendimento. Ajuda a mapear os objetivos e passos a serem dados para concretiza-los, reduzindo incertezas e aumentando a viabilidade do planejamento.
Isto é a base para saber quais são os pontos necessários a serem resolvidos.

 

2-Planejamento da Marca
Diferentemente do plano de negócio, o planejamento da marca abrange os pontos como planejar sua marca, exemplo escolha do nome, do slogan, logotipo, cores da sua marca e empresa, como esta marca será apresentada ao público através da imagem que ela transmite. A escolha do nome entra como um dos pontos também. 

O planejamento de marca representa iniciativas implantadas pelas empresas com o objetivo de se comunicar melhor com seus clientes, assim, alcançando melhores resultados. É a partir desse plano que são traçadas as ações estratégicas de uma marca ou produto.

 

3-Busca Prévia 
Assim que concluído o planejamento da marca se faz necessária a realização de uma Busca Prévia.
A Busca Prévia tem como objetivo identificar se terceiros já possuem registro similar ou idêntico a marca que se pretende registrar.

Muitos realizam esta busca por conta própria com buscas no Google e no próprio site do INPI. Contudo, apesar de ser válida, muitas vezes esta busca é falha, pois não adota todos os parâmetros necessários, deixando de encontrar marcas que possam ser colidentes com a marca pretendida. 

 

4-Legalização 
É importante assim como todos os outros, afinal uma empresa legalizada, passa uma imagem limpa e honesta diferentemente de uma empresa que está afundada em dividas para pagar. No quesito legalização são englobados os pontos como: Cnpj, contas em dia, o local onde se trabalha está com tudo em dia como, vistorias feita por bombeiros. Caso necessário. Entre isso documentação da empresa entra nesse quesito. 

 

5-Pedido de registro
Após a busca e não encontrado nenhum problema, é recomendado que solicite o pedido de registro da marca para que seja feito imediatamente, evitando que a busca se torne ultrapassada e outros possam depositar marcas parecidas junto ao INPI.

Muitos empreendedores realizam o depósito do pedido de registro da marca por conta própria, até pela facilidade do sistema. Contudo, o registro da marca não é tão simples quanto parece! Muitas pessoas realizam o registro em classes e especificações incompletas e erradas. Podendo ter o pedido arquivado ou indeferido. Além disso, muitos não se atentam ao fato de que diversas empresas necessitam de registro em mais de uma classe junto ao INPI, pelo que a ausência de registro em determinada classe causa na falta de proteção da marca naquela determinada atividade.

 

6-Pagamento das taxas e acompanhamento do processo
Muitas pessoas acham que estão seguras com o depósito da marca junto ao INPI, mas não é assim que funciona. Ao decorrer do processo, vai haver taxas da qual o empreendedor tem que pagar no prazo, ou poderá ter o processo arquivado. Nesse aspecto, é importante destacar um fato comum que acontece: muitos empreendedores deixam de acompanhar o processo e, apesar do deferimento, deixam de pagar taxas de retribuição do INPI, acarretando na extinção do processo. Sendo assim, é preciso que haja um acompanhamento do processo, pois podem ocorrer exigências, oposições de terceiros, bem como indeferimentos por parte do INPI, que deverão ser atendidos dentro do prazo da lei sob pena de perda do pedido.

Esperamos ter auxiliado com as principais informações, evitando assim dores de cabeça, não corra riscos desnecessários e nem deixe a marca ao acaso. Registre a sua marca hoje mesmo e garanta a propriedade intelectual daquilo que é seu!

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